segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Projeto Compostagem Orgânica

No dia 14 de novembro de 2015 foi feito a entrega do adubo no Lar Nossa Senhora dos Desamparados (Asilo de Lençóis Paulista). Esse projeto faz parte da matéria Projeto Técnico Científico da Etec Cidade do Livro. Escolhemos executar este projeto para auxiliar a entidade há oferecer aos idosos uma alimentação saudável, proporcionando uma vida saudável aos que já trabalharam e sofreram para sustentar suas famílias. 


Alunos:

Lucas Antonio Faustino da Silva
Leonardo Augusto Caprioli de Castro
Guilherme Xavier dos Santos
Diego Murilo Rodrigues Batista
Felipe Matias da Silva

Obrigado, e até a próxima postagem.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Doações da ETEC Cidade do Livro para Mariana/MG

Por conta do desastre ocorrido em Mariana/MG no dia 5 de novembro, a aluna Ana Flávia Machado (2º Ensino Médio) e a professora Telma, organizaram uma atividade, com os alunos da ETEC Cidade do Livro, do período matutino, para ajudar as vítimas, doando água, roupas e alimentos para as cidades atingidas.
Abaixo, seguem fotos dos colaboradores:







Agradecemos a todos pelas doações, e como já dizia Augusto Cury: "Entendo que solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas."

Nossas condolências a todas as famílias atingidas, que Deus providencie todo o necessário, e que nada vos falte.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Visita ao Asilo de Lençóis Paulista

O grupo de integração social, da escola ETEC Cidade do Livro, realizou uma visita ao Lar Nossa Senhora dos Desamparados no dia 8/10/15.
[Dona Júlia]
 
 
 [Dona Holanda]
 [Dona Maria Antônia]
 
[Dona Eutília]
As visitas ocorrem semanalmente, com o objetivo de levar alegria, carinho e muito amor aos que lá se encontram.

Até o próximo post.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A ETEC - Em vídeo

A seguir, temos um vídeo, com pequenos flashes da escola, além de várias entrevistas com alunos, e uma entrevista com a diretora da escola, Silvia Adriana Silva.

Vale a pena conferir o vídeo até o final, principalmente aqueles que não sabem se vão ou não participar do processo seletivo para ter seu ensino médio/técnico na ETEC.

Agradecemos à todos pela atenção.

PS: Se você veio por conta da "Exposição de Trabalhos - 2015" não deixe de comentar.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Exposição de Trabalhos 2015

Será realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2015 na ETEC Cidade do Livro, a exposição de trabalhos dos cursos: química, ensino médio, logística, contabilidade, administração, edificações e informática para internet.
A exposição é tradicional, e já vem sendo realizada desde o início de funcionamento da escola, que é de 2010.

Convidamos à todos para prestigiar a exposição, nos horários:

21/10/15 - Das 8h às 12h e das 13h às 22h
22/10/15 - Das 8h às 12h e das 13h às 22h
23/10/15 - Das 8h às 12h.

Convide a sua escola, e venha prestigiar esta exposição que não é só dos alunos, mas também da comunidade.

Para mais informações:
(14) 3264-4457 / 3264-4459
eteclencoispaulista@eteclencois.com.br

Funcionamento da Secretaria da Escola:
Segunda a sexta: 8h às 20h
Avenida Lázaro Brígido Dutra, 2000 - Jd. Ibaté - Lençóis Paulista/SP

Site da escola: http://eteclencois.com.br/

EDITADO EM: 00:26 DO DIA 21/10/2015

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Vestibulinho ETEC Primeiro Semestre de 2016

Estão abertas as inscrições para o vestibulinho das ETECs do Estado de São Paulo.
Em Lençóis Paulista, na ETEC Cidade do Livro, onde nesse 1º semestre são oferecidos os cursos de:
Ensino Médio (integral):

  • Administração - Integrado ao Ensino Médio
  • Química - Integrado ao Ensino Médio
  • Informática para Internet - Integrado ao Ensino Médio (Programa VENCE - Extensão)
OBS: obrigatório ensino fundamental completo.

Ensino Técnico (noite):
  • Contabilidade
  • Edificações
  • Química
  • Administração (Extensão EE. Virgílio Capoani)
OBS: primeiro ano do ensino médio completo necessário.

Ensino Técnico (noite - vagas remanescentes / ingresso no 2º módulo)
  • Edificações
  • Logística
  • Administração (Extensão EE. Virgílio Capoani)
OBS: primeiro ano do ensino médio completo necessário.

Para mais informações:
(14) 3264-4457 / 3264-4459
eteclencoispaulista@eteclencois.com.br

Inscrições na Secretaria da Escola:
Segunda a sexta: 8h às 20h
Avenida Lázaro Brígido Dutra, 2000 - Jd. Ibaté

Ou pelo site:

As inscrições estão abertas desde o dia 06/10/2015 até às 15h do dia 10/11/2015.

Opiniões:
Ensino Médio na ETEC:
"De alta qualidade, com professores rigorosos, infraestrutura adequada. A escola oferece um clima agradável, que nos proporciona tranquilidade e confiança para podermos desenvolver nossos conhecimentos sobre os estudos, para que possamos ter uma boa carreira profissional.
Na ETEC conheci muitas pessoas novas, com diferentes ideologias e pensamentos, onde pude conhecer muitas coisas novas com cada um.
Sem a ETEC eu estaria no sistema de ensino privado, consequentemente sentindo os efeitos da crise de forma mais intensa, e também sentiria no vestibular, pois os recursos dos vestibulares não se aplicam às escolas particulares."
- João Pedro Campos Batista (2º ano do Ensino Médio)
Administração:
"Os professores são extremamente capacitados, a metodologia de ensino é muito boa. Até quem tem muitas dificuldades em certas áreas, acaba se adaptando e aprendendo.
É uma formação bem ampla, que vai desde administração até legislação. Conversamos sobre tudo, sobre economia, sobre as inovações do mercado, sobre empreendedorismo.
Escolhi o curso, pois não sabia o que fazer, somente partindo do ensino médio, e como o curso é muito amplo, pude abrir a minha mente para novos horizontes."
- Bianca Francatti (2º ano do Ensino Médio / 2º módulo técnico em administração noturno)
Logística:
"O curso é um curso novo, muito procurado em empresas. Tem muita teoria, mas também muitas práticas empresariais. Muitos pensam que só tem matemática, mas além desta área, também há a parte de administração.
Escolhi o curso, pois o Estado de São Paulo, vêm investindo a cada dia na área. E também porque este curso não serve apenas para o trabalho, mas também pode ser de utilidade pessoal e praticas no dia a dia."
- Lucas Barbosa (2º Ano do Ensino Médio / 1º módulo técnico em logística noturno)
Edificações:
"O conhecimento e a ampliação de conhecimento nesta área é esplêndido, tanto para quem não é da área e pretende seguir, quanto pra quem já é da área. Tem profissionais muito qualificados, dispostos a transmitir seus conhecimentos para aqueles que têm interesse.
Quis seguir o curso, pois gosto da área, e este curso me deu uma maior certeza do que eu vou seguir a partir daqui na minha vida."
- Luma Puga (2º Ano do Ensino Médio / 1º módulo técnico em edificações noturno)
Química:
"A ETEC possui uma estrutura que é referência no curso de química. Com um dos melhores laboratórios químicos da região, a escola oferece um curso de qualidade com profissionais qualificados e alunos dedicados e dispostos a representar o que a escola ensina, nas empresas.
Os estagiários, em química, da ETEC são procurados pelas empresas, por suas responsabilidades.
Escolhi o curso, pois gosto da área e seguiria em uma faculdade, porém, após estudar um pouco mais profundamente no curso, percebi que tenho aptidão em áreas de análise, portanto, o técnico em química, me serve para seguir nesta área em empresas."
- Ana Flávia Grama Machado (2º ano do Ensino Médio / 2º módulo técnico em química noturno)

"O curso de química na ETEC Cidade do Livro, é referência em toda a região, por ter uma didática muito boa, e ter uma disciplina que é procurada por muitas empresas da região.
Este curso é um dos melhores da ETEC, e todos os que fazem, quando saem, têm um conhecimento muito bom, que é o que credita todos os profissionais que saem deste curso."
- Raul Dias (2º ano do Ensino Médio / 2º módulo técnico em química noturno)

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A Revolução Francesa

A Revolução Francesa, que se deu no ano de 1789, no qual se desenrolam seus acontecimentos decisivos ,é o evento que, segundo alguns autores, inaugura a chamada Idade Contemporânea , até o século XVIII, a França era um estado em que vigia o modelo do . O então rei francês, Luís XVI, personificava o Estado, reunindo em sua pessoa os poderes legislativo, executivo e judiciário. Os franceses então não eram cidadãos de um Estado Democrático Constitucional, como hoje é comum em todo o mundo ocidental, mas eram súditos do rei. O rei personificava o Estado. O estado era estamental , o qual era formado por clero , nobreza e o povo :
Divisão da sociedade


Ao longo da segunda metade do século XVIII, a França se envolveu em inúmeras guerras, como a Guerra do Sete Anos (1756-1763), e o auxílio dado aos Estados Unidos na Guerra de Independência (1776). Ao mesmo tempo, a Corte absolutista francesa, que possuía um alto custo de vida, era financiada pelo estado, que, por sua vez, já gastava bastante seu orçamento com a burocracia que o mantinha em funcionamento. Soma-se a essas duas crises que a França teria que enfrentar:
1ª uma crise no campo, em razão das péssimas colheitas das décadas de 1770 e 1780, o que gerou uma inflação 62%
2ª uma crise financeira, derivada da dívida pública que se acumulava, sobretudo pela falta de modernização econômica – principalmente a falta de investimento no setor industrial.
Os membros do terceiro estado (muitos deles influenciados pelo pensamento iluminista e pelas ideias de liberdade e igualdade) passaram a ser os mais afetados pela crise. No fim da década de 1780, a burguesia, os trabalhadores urbanos e os camponeses começaram a exigir uma resposta do rei e da Corte à crise que os afetava, bem como passaram a reivindicar direitos mais amplos e maior representação dentro da estrutura política francesa. Em julho de 1788, houve uma reunião para deliberação sobre assuntos relacionados à situação política da França entre os três estado.
O conflito entre os interesses do terceiro estado e os da nobreza e do Alto Clero, que apoiavam o rei, se acirraram. O rei então estabeleceu a Assembleia dos Estados Gerais em 5 de maio de 1789, com o objetivo de decidir pelo voto os rumos do país. Entretanto, os votos eram por representação de estado. Sendo assim, sempre o resultado seria dois votos contra um, ou seja: primeiro e segundo estados contra o terceiro. Fato que despertou a indignação de burgueses e trabalhadores.
A burguesia, que liderava o terceiro estado, propôs em 10 de junho uma Assembleia Nacional, isto é, uma assembleia para se formular uma nova constituição para a França. Essa proposta não obteve resposta por parte do rei, da nobreza e do Alto Clero. Em 17 de junho, burgueses, trabalhadores e demais membros do terceiro estado se declararam em reunião para formulação de uma constituição, mesmo sem a resposta do primeiro e do segundo estado. Ao mesmo tempo, começava um levante popular em Paris e outro entre os camponeses. A Revolução se iniciou.
Em 14 de julho de 1789, a massa de populares tomou a Bastilha, a prisão que era símbolo do Antigo Regime e, em 4 de agosto, a Assembleia Nacional instituiu uma série de decretos que, dentre outras coisas, cortava os privilégios da nobreza, como a isenção de impostos e o monopólio sobre terras cultiváveis. A Assembleia institui a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, que reivindicava a condição de cidadãos aos franceses e não mais de súditos do rei. Em setembro de 1791 foi promulgada a nova constituição francesa, assegurando a cidadania para todos e pressionando o monarca Luís XVI a aceitar os seus critérios. Essa constituição previa ainda a igualdade de todos perante a lei, o voto censitário, a confiscação das terras eclesiásticas, o fim do dízimo, a constituição civil do clero, detre outros pontos. A partir deste momento, a França revolucionária esboçou o seu primeiro tipo de novo governo, a Monarquia Constitucional, que durou de 1791 a 1792.
A ala mais radical da Revolução, os jacobinos (que haviam participado da Assembleia Constituinte, sentando-se à esquerda do plenário e opondo-se aos girondinos que se posicionavam à direita), defendiam uma ampliação da perspectiva revolucionária, cuja proposta era não se submeter às decisões da alta burguesia, que se articulava com a nobreza e o monarca. Os jacobinos queriam radicalizar a pressão contra os nobres e o clero, e instituir uma República Revolucionária, sem nenhum resquício da Monarquia.
Prevendo a ameaça que vinha dos rumos que a Revolução tomava, o rei Luís XVI articulou um levante contrarrevolucionário com o apoio das monarquia austríaca e prussiana. Em 1792, a Áustria invadiu a França e essa declarou guerra àquela. A população parisiense, após saber dos planos do rei, invadiu o palácio real de Tulleries e prendeu o rei e sua família. O Rei e sua esposa, Maria Antonieta, tiveram suas cabeças decepadas pela guilhotina em 1793 e a Monarquia Constitucional chegou ao seu fim no mesmo ano.
Com o fim da Monarquia Constitucional, houve também a dissolução da Assembleia Constituinte e a Convenção Nacional de um novo parlamento. O período da convenção se caracterizou pela forte presença do radicalismo jacobino comandando a Revolução, momento que se tornou conhecido como a fase do Terror (sobretudo por conta do uso indiscriminado da guilhotina como máquina da morte). Nomes como Robespierre, Saint-Just e Danton figuram entre os principais líderes jacobinos. Foi neste período também que a Áustria e Prússia prosseguiram sua guerra contra a França, temendo que a Revolução se espalhasse por seus territórios. No processo de confronto contra essas duas monarquias, nasceu o exército nacional francês, isto é: um exército que, pela primeira vez, não era composto de mercenários e aristocratas, mas do povo de uma nação que se via como nação.
Em 1795, a burguesia conseguiu retomar o poder e, através de uma nova constituição, instituir uma nova fase à Revolução, chamada o Diretório, órgão composto por cinco membros indicados pelos deputados. Mas a partir deste mesmo ano a crise social se tornou muito ampla na França, o que exigiu um contorno político mais eficaz, sob pena da volta da radicalização jacobina.
Um dos mais jovens e destacados generais da Revolução, Napoleão Bonaparte, era o nome esperado pela burguesia para dar ordem à situação política francesa. Em 1799, ao regressar do Egito à França, Napoleão encontrou um cenário conspiratório contra o governo do Diretório. Foi neste cenário que ele passou a figurar como ditador, inicialmente, dando o golpe de 18 de Brumário (segundo o calendário revolucionário), e depois como imperador da França. O Período Napoleônico durou de 1800 a 1815 e mudou o cenário político do continente europeu, ao passo que expandiu o ideal nacionalista para várias regiões do mundo.

Por: Ana Flávia , Raul Dias e Victoria Vidal.

FONTES:

http://pt.slideshare.net/eiprofessor/13-revoluco-francesa
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/
http://www.suapesquisa.com/francesa/
http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/revolucao-francesa.htm.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Histórias Extraordinárias de Allan Poe

Olá a todos,
este trabalho foi-nos proposto pela professora Gabrieli Damada, para que pudessemos aprender sobre a literatura norte-americana.
Abaixo temos o filme: "O Poço e o Pêndulo" que é uma adaptação não fiel à história original, para continuar da parte em que assistimos na sala sugiro a todos que iniciem o filme em 43:53, depois, pedimos que por favor deixem um comentário no post dizendo o que achou.

Logo abaixo temos uma releitura feita em vídeo pelos próprios alunos da história "O Gato Preto", também de Edgar, vale a pena assistir.

Por hoje era somente isso, desejamos a todos uma ótima semana. Abraços!

"A agonia de minha alma ficou presa a um único, intenso e último grito de horror".

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Visita ao abrigo "Casa Amorada"

Os alunos Alex, Gustavo, Graciele, Isabela Moreira e Sheron (Grupo da Hora) estão desenvolvendo um projeto de visita ao abrigo "Casa Amorada" em Lençóis Paulista;
No dia 12 de maio os alunos participaram de uma reunião com a psicóloga coordenadora responsável do local, para que eles pudessem conhecer as regras do local e se integrar, assim podendo fazer visitas.
No dia 23 de maio foi realizada a primeira visita do grupo ao abrigo, que foi o início da integração com as crianças que lá residem. Lá foram desenvolvidas atividades recreativas com as crianças. Atividades estas que foram aprovadas pela coordenação e administração da "Casa Abrigo".

Até a próxima postagem, ;D

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Monitoria Matemática - Slides

Olá, boa tarde!
Para ajudar-nos com a disciplina de matemática na matéria "matrizes", a aluna Luma Puga enviou-nos este arquivo por ela preparado.




Bons estudos! =D

terça-feira, 12 de maio de 2015

Arrecadação de alimentos

Olá =D,
pedimos a contribuição de todos para a realização da ação social, desenvolvida pelo grupo de PTC (Thomas, Ruan, Julio, Vinicius e Otávio), na qual serão arrecadados alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar) para serem levados ao Lar dos Velhinhos "Nossa Senhora dos Desamparados" da cidade de Lençóis Paulista.

(Alunos da ETEC do período da manhã podem levar os alimentos em suas bolsas porque serão recolhidos pelos alunos todos os dias)

Os alimentos serão recolhidos do dia 18/05 ao 22/05 das 7:00 às 20:00 na secretaria da ETEC Cidade do Livro, que se localiza na Av. Lázaro Brígido Dutra, nº 2000, 18682-335 Lençóis Paulista - SP, qualquer dúvida ligar para o fone: 3264-4457.

Desde já, agradecemos! =D



Lembrando que TODOS podem participar, alunos de qualquer curso e comunidade também.

Até a próxima postagem ;)

terça-feira, 14 de abril de 2015

Monitoria Biologia - 30/03/2015

Fotos da monitoria de biologia realizada no dia 30 de março de 2015 pelos monitores Luma, Raul.



Até a próxima postagem, =D